09/07/2008

O mal "estar" do Sr Gerúndio



O mal "estar" do Sr Gerúndio

Depois de vários minutos ao telefone, finalmente sou atendido:
- Digite 1 para isso, 2 para aquilo, 3 para voltar às opções... blá, blá, blá...

Ufa!! Consegui!
Mereço o Prêmio Nobel da paciência!
Uma voz tão robotizada quanto a gravação me atende (era a famosa atendente da compainha):

-Bom dia, senhor! Em alguns instantes eu "vou estar" lhe encaminhando pro setor específico e eles "vão estar" lhe ajudando. O senhor "vai estar" aguardando na linha ou "posso estar" retornando a ligação, senhor?

Do lado de cá, eu respondo friamente (não tão frio quanto a atendente; ninguém é tão frio):

- Sim! "Vou estar" aguardando na linha!

Enquanto espero, certamente vou ter muito tempo pra pensar e pensei mesmo:
Até quando esse maldito gerúndio vai estar (agora é sem aspas mesmo) enfiado na nossa língua?

Assaltaram a gramática?
Violentaram a métrica?
É... meteram poesia na bagunça do dia a dia.
Em pleno século vinte e um, onde não há tempo a perder com palavras longas nas suas frases kilométricas, onde garotas e garotos inventam um novo idioma via mensagens instantâneas na internet (você virou "vc", também virou "tb" e assim vai...), as pessoas, num desespero frenético de enfeitar a nossa língua e demonstrar que têm o dom da palavra, enfiam esse maldito "vou estar" em tudo quanto é frase:

- Alô! O Sr ainda "vai estar" aguardando? - a moça com a voz de boneca da Estrela (lembram?) resolveu falar - Ainda "vou estar" tentando aqui, o senhor ainda "vai estar" aguardando ai?
- Sim! "Vou estar" aguardando aqui.

Não vou ser injusto, dessa vez ela demorou apenas 4 minutos e trinta e dois segundos (eu contei), o que não representou nada diante dos 12 minutos anteriores de espera (e de pensamentos):

- Qual é mesmo o seu problema, senhor?
- Meu telefone fixo não funciona! Alguns amigos tentaram me ligar e só dá sinal de ocupado!
- De onde o senhor está ligando, senhor?
- Da casa da minha mãe. Somos vizinhos.
- Por acaso o senhor não deixou o aparelho fora do gancho ou mal encaixado, senhor?
- Claro que não! Que absurdo! Não sou tão idiota assim!

Irritado por ter minha inteligência questionada por uma senhorita que fala "vou estar" pelo menos umas duas vezes a cada frase, desliguei o telefone.

Fui pra casa contrariado e pra minha surpresa o maldito telefone estava mesmo fora do gancho, mal encaixado em seu repouso.Pensei novamente.

É... aquela mocinha pode até não entender nada da língua portuguesa (assim como eu) e muito menos conhece o Sr Gerúndio, mas de uma coisa ela entende: de telefone.

tu... tu... tu... tu... tu... tu...

* * *

Nenhum comentário: